Opinião: O Lar da Senhora Peregrine Para Crianças Peculiares, Ransom Riggs

3,25 deestrelas

Lido de 8 Agosto a 24 Agosto

 

14182436_1276132952405182_1919591076_n

 

Este é o primeiro livro da trilogia Miss Peregrine’s Peculiar Children, sendo Fantasia>Paranormal e Young Adult.

Estranhos acontecimentos levam a uma tragédia familiar que tem um grande impacto em Jacob, a personagem principal, e fá-lo partir numa viagem com o pai para uma ilha remota no País de Gales a fim de descobrir mais sobre o passado do avô. É aí que começa uma nova e perigosa aventura para descobrir mais acerca de si próprio e da misteriosa vida do avô, principalmente a que viveu durante a adolescência.

 

A história passa-se maioritariamente numa ilha no País de Gales, cujo tempo não é simpático para os habitantes (e muito menos para os visitantes), mas ajuda definitivamente a criar a atmosfera de mistério e dá também um toquezinho creepy aos acontecimentos.

 

Tenho de admitir que quando comecei a ler o livro o achei um pouco creepy e por momentos questionei-me se a história se iria afundar mais nesta linha, mas a verdade é que nem por isso. Existe sempre um sentido de mistério perigoso que acompanha os acontecimentos, mas não é nada de aterrorizante ou coisa do género (a não ser que se seja muito sensível, porque existem sempre uns toques aqui e ali). Existe um momento que tem um toquezinho de thriller psicológico que também gostei muito, assim como, definitivamente, a atmosfera mistério perigoso que existe do início ao fim. (Também não posso deixar de dizer que há um toquezinho de viagem no tempo numa forma diferente do habitual, que marcou muitos pontos comigo porque… viagem no tempo, não é verdade?)

 

Contudo, acerca do enredo não quero dizer muito porque acho que a história é muito mais interessante se se entrar nela sem se saber muito, exatamente por causa da atmosfera de mistério e perigo.

 

Quanto às personagens… Gostei muito da forte ligação do Jacob com o avô e, apesar de a relação com os pais não ser tão forte, achei que a importância que atribuiu a uma decisão que os iria afetar foi muito importante, houve muita indecisão sobre as consequências da sua escolha e gostei disso. Ao longo do livro estão espalhadas várias fotos antigas que ajudam a contar a narrativa, com histórias fantásticas que revolvem à volta delas e que adicionam mais um toque fantástico à história e há também uma grande variedade de personagens (peculiares), que foram dos aspetos que mais gostei!

 

Contudo, confesso que apesar das personagens e da história serem muito interessantes não consegui estar a 100% investida no livro… Às vezes desinteressava-me com o que se passava com as personagens, mas depois lá havia um ou outro ponto no enredo que voltava a conseguir a minha atenção. Houve também uma relação (amorosa) que devido a motivos achei um pouco estranha, apesar de conseguir ver as perspetivas de ambas as personagens sobre o assunto, mas também achei piada ao facto desta minha perspetiva também ser referida.

 

Para mim, O Lar Da Senhora Peregrine Para Crianças Peculiares foi uma boa história peculiar devido aos elementos fantásticos e de mistério perigoso. Por isso, recomendo a quem quiser ler um livro com estes elementos! Sendo o primeiro livro de uma trilogia, não deixei de ficar curiosa o suficiente para ler os próximos!

 

Anúncios

2 thoughts on “Opinião: O Lar da Senhora Peregrine Para Crianças Peculiares, Ransom Riggs

    • Lê!! Também estou muito curiosa para ver o filme, mas pelo trailer já reparei que mudaram algumas coisas principais (coisa que acontece frequentemente com adaptações cinematográficas :/ ). Mas mesmo assim tenho boas expectativas ^^ Espero que gostes do livro!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s