Objetivos Literários para 2017

Olá! Ao longo da última semana, há medida que foram começando a aparecer posts/videos sobre objetivos para 2017, decidi que seria boa ideia começar também a pensar em como gostava que 2017 corresse em termos literários. Certamente que deixei passar algo, mas lá acabei por compilar uma lista com objetivos que espero cumprir durante o próximo ano. A maioria tem uma lista de possibilidades e os livros podem aparecer em mais do que uma categoria.

 

  1. Completar o mínimo do desafio #BeatTheBacklist (ou seja, ler os 10 livros que tenho há mais tempo na minha estante)

  2. Ler pelo menos 5 clássicos

  3. Ler pelo menos 5 livros #ownvoices

  4. Ler pelo menos 5 livros que tenham lugar noutro país

  5. Sagas/Trilogias que quero começar:

    • Harry Potter, JK Rowling
    • Percy Jackson, Rick Riordan
    • The Dark Tower, Stephen King
    • The School for Good and Evil, Soman Chainani
  6. Sagas/Trilogias que quero continuar

    • Old Man’s War, John Scalzi
    • A Crónica do Regicida, Patrick Rothfuss
    • The Bone Season, Samantha Shannon
  7. Livros que quero finalmente ler:

  8. Ler noutros formatos (graphic novels/manga)

    • Bleach
    • Fullmetal Alchemist
    • Saga
  9. Ler pelo menos 1 livro de não-ficção

  10. Ler mais livros de antropologia

  11. Escrever uma review sobre todos os livros que leia (aqui ou no Goodreads, etc) de forma critica e reflexiva, mesmo que só tenha 6 linhas

 

 

Tentei construir esta lista de modo a ter as coisas que eu quis ler não só este ano, mas também há já algum tempo. Não é uma lista set in stone, porque não consigo prever com 100% de precisão tudo o que me vai apetecer ler ao longo do ano, mas vou tentar lembrar-me de ver esta lista regularmente porque acabo sempre por voltar a estes livros e a pensar que já lhes devia ter dado uma oportunidade.

Inicialmente tinha pensado em definir o meu Goodreads Challenge para 16, mas acabei por decidir por 30 porque, apesar da pressão que sei que vou sentir, é mesmo a quantidade de livros que quero ler em 2017 e espero que ajude a não ceder à tentação de ver séries durante grande parte do tempo 😂 Não é apenas uma questão simples de quantidade, de poder dizer que li X livros no ano, é um objetivo pessoal mais importante do que isso. Cada vez que vejo a minha To-Read list no Goodreads percebo a quantidade (que continua a aumentar) de livros que quero mesmo ler e que me provocam uma curiosidade singular acerca da forma como me podem marcar e como podem ser mesmo o que eu preciso de ler em algum momento da minha vida, portanto isto também tem de exigir um esforço da minha parte 🙂

Ler 30 livros vai ser mesmo um desafio e por causa disso decidi não participar em desafios (incrivelmente interessantes e importantes!) como o #DiversityBingo2017 (Resumidamente: consiste em preencher este cartão de Bingo ao longo do ano e foca em livros #ownvoices e na diversidade. Vi 2 videos muito bons sobre a importância deste assunto que recomendo: What is #ownvoices and Why Is It Important? do canal WhittyNovels e #OWNVOICES | DISCUSSION & RECOMENDATIONS do canal Aprilius Maximus, bem como utilizar a hashtag #ownvoices no Twitter). No entanto, não podia deixar de o incluir, mas numa escala muito menor (😥), nos meus objetivos. Também adorava fazer o Around The World in 52 Books, mas… 52 livros… So, yeah.

 

Vamos ver como o próximo ano corre!

2 thoughts on “Objetivos Literários para 2017

Deixe uma Resposta

